BACK TO SCHOOL | Entrei na faculdade e agora? Dicas para encontrar quarto

segunda-feira, agosto 22, 2016


Com o fim do mês de agosto e o aproximar do início das aulas, decidi começar uma rubrica de regresso às aulas aqui no blog.
Vou para o meu terceiro ano de faculdade e, depois de ter mudado de casa, tenho algumas dicas para vos dar em relação a encontrar um bom quarto onde ficar.
Vamos então a isso?

1. Se possível, procura com antecedência.
Se já tiveres praticamente a certeza da cidade para onde vais estudar ou se só te candidaste a faculdades numa única cidade, começa a procurar com antecedência. Em fins de junho consegues encontrar imensos quartos disponíveis, uma vez que há muitos estudantes que terminam as aulas e os exames e, ou mudam de quarto, ou regressam às suas cidades.

2. Procura em TODO o lado.
Se não consegues procurar quarto com muita antecedência porque ainda não tens a certeza da cidade para onde vais, não te preocupes. Ainda que já não se veja tanto papéis afixados nos postes, nos cafés e/ou nos supermercados, ainda existem. Nas faculdades, também existe sempre um placard com anúncios. Procura em todos os sítios possíveis e imaginários e reúne um bom número de contactos. Se não encontrares muitos papéis destes, junta-te aos grupos de Facebook de procura de quartos e/ou casas (se fores com amigos e quiserem partilhar casa) e procura quartos em sites como a Uniplaces, o BQuarto ou o EasyQuarto. Também tens sempre a opção de viver na residência da tua faculdade. Informa-te sobre como te candidatares junto dos serviços da tua universidade.

3. Tenta procurar um quarto mobilado.
O melhor é encontrar um quarto já mobilado. Pode não estar ao teu gosto, mas acrescenta umas velinhas, leva fotos dos teus amigos e família e sentes-te logo em casa. Mas, encontrar um quarto não mobilado não é drama nenhum. Podes sempre levar mobília que tenhas em casa e não esteja a ser usada ou pedir emprestada a tios, primos, avós, etc. Entre todos, vais encontrar mobília de certeza.

4. Marca visitas.
Para mim, uma das coisas mais importantes é ver o quarto. E não estou a falar de ver fotografias do quarto. Estou mesmo a falar de ir ver o espaço pessoalmente. Claro que quando existe a primeira abordagem entre ti e o/a senhorio/a, é importante que peças fotos não só do quarto onde vais ficar, mas também do apartamento, uma vez que também vais usufruir da casa de banho, da cozinha e da sala. Se essa abordagem for feita via Facebook, por exemplo, pede o número de telemóvel da pessoa e agenda um dia para ir visitar o quarto. Especialmente para pessoas que são de longe, é mais fácil reunir contactos e marcar um dia para ir ver 6 ou 7 quartos à cidade para onde vão estudar. No fim do dia, de certeza que vais ver algum que te agrade e ficas com o assunto arrumado.

5. Não tenhas medo de fazer perguntas.
Já viste o quarto, gostaste e queres ficar? Antes de dizeres o "sim" final, certifica-te das condições do arrendamento e da casa. Tenta procurar um quarto cujo preço já inclua as despesas (água, luz, gás, net e televisão), onde o/a senhorio/a passe recibos (especialmente para quem tem bolsa, isto é muito importante, pois é mais uma ajuda) e em que fique tudo claro em relação aos métodos de pagamento (em mão ou transferência). Certifica-te também de que tudo está a funcionar bem em casa. Verifica se há máquina de lavar roupa e se esta está a funcionar como deve ser. Vais passar algumas semanas sem ir a casa (quem é de mais longe, mais tempo fica) e é importante que a casa para onde vais tenha um sítio onde possas lavar roupa. Pergunta tudo o que tiveres a perguntar aos senhorios e não tenhas medo de fazer perguntas absurdas. Tenta saber, por exemplo, se, na cozinha, há loiça ou se a tens tu de levar. Para terem uma ideia, este ano, vou ter de levar alguns tachos porque somos 4 e há lá poucos em casa.

6. Tem noção dos arredores do apartamento.
Tenta saber de antemão se a zona onde é o quarto que gostaste é uma boa zona para se viver. Tem em conta a proximidade a supermercados, ginásios, etc. e a facilidade de transportes.


Estas são as dicas mais importantes e relevantes de que me lembrei. Espero que vos ajudem e espero que, se vão agora entrar na faculdade, corra tudo bem. Sei que pode parecer um bicho de sete cabeças ir viver para outra cidade e ter que tratar de tudo um bocado em cima da hora, mas tenham calma que tudo corre bem. Se quiserem mais posts deste género, deixem nos comentários o que gostavam que eu postasse. Terei todo o gosto em ajudar-vos e, se algum/a de vocês for estudar para Lisboa e tiver alguma questão ou dúvida, é só dizerem. Se preferirem, podem contactar-me através do e-mail mylittlecorner7blog@gmail.com.


Espero que tenham gostado das dicas! Deixem as vossas opiniões, perguntas e sugestões nos comentários :)

Não se esqueçam também do giveaway que está a decorrer até dia 31 de Agosto!
Participem AQUI 



Beijinhos ♥


                                           Facebook Twitter Instagram | Bloglovin'

You Might Also Like

38 comentários

  1. Estas dicas são mesmo importantes e úteis! A verdade é que o quarto da faculdade vai funcionar um bocado como a nossa casa por isso é muito importante que nos sintamos bem nele :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! É verdade, é mesmo importante sentirmo-nos bem no nosso novo quarto :D

      Beijinhos, xx

      Eliminar
  2. Gostei muito do post, acho que deverias apostar em mais deste género :)

    www.daysstyle.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Que boas dicas! Felizmente não moro assim tão longe da faculdade ao ponto de me ter mudado acho que iria ser um grande drama para mim

    http://ayellowrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também achava isso quando me mudei para Lisboa, mas agora já não me imagino sem viver lá :D

      Beijinhos, xx

      Eliminar
  4. Adorei ! Vou entrar este ano e ainda não sei onde .. já guardei o post nos favoritos para daqui a umas semanitas puder cuscar novamente !
    Beijo ♥
    Trovoada dos Sonhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida!! Se entrares em Lisboa e precisares de ajuda, diz :)

      Beijinhos, xx

      Eliminar
  5. Eu, felizmente, consegui ficar em casa quando entrei na faculdade o ano passado. Mas as tuas dicas são excelentes! Beijinho.
    novo post: THE BODY SHOP HAUL // neptunesecrets.blogspot.pt // facebook

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada! Vai-me ajudar bastante para encontrar quarto!

    Há giveaway a decorrer no blog! Participa!
    Beijinhos
    http://that-g-i-r-l.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Só vou para a universidade para o ano mas acho que me vou lembrar destas dicas.
    Boa sorte para essa nova etapa c:

    xo, mrsokapi.blogspot.com <3

    ResponderEliminar
  8. esse post realmente vai me ajudar, vou estudar fora ano que vem ><
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Eu só preciso de me preocupar para o ano quando realmente souber que entrei numa faculdade hahaha

    https://focusage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. eu acho que para quem estuda longe de casa são ótimas dicas. Felizmente não tenho esse problema. Mas se tivesse não sei se conseguia morar sozinha, tinha mesmo de arranjar uma colega de quarto xD sou uma caguinchas ahaha
    The Vintage Rosé||Bloglovin||Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tido sempre sorte e tenho morado com pelo menos uma pessoa que já conhecia, mas mesmo que não acontecesse, bola para a frente ahah :)

      Beijinhos, xx

      Eliminar
  11. Amei o post, muito útil

    Lua do Meu Mundo da Lua
    FanPage (se inscreva no blog, te esperamos por lá)

    ResponderEliminar
  12. Para além de gostar muito do teu blog e de todos os teus posts adoro todas as tuas dicas acho que são bastante uteis .
    Obrigada pelo comentário <3

    matildeisidro.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Eu, que há uns aninhos atrás (só 22...) passei por essa maratona em Braga quando entrei para a UMinho, sei o quanto estas dicas são fabulosas. Excelente post, parabéns :)

    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Boa sorte para mais um ano :) Adorei as dicas super uteis, beijinhos

    www.kiza.pt

    ResponderEliminar
  15. Por opção minha este ano letivo decidi fazer uma pausa nos estudos. Mas recentemente tive a oportunidade de frequentar um workshop no Porto durante um mês, e com isso, a procura de quartos\casa e estas dicas que colocas te aqui para quem vai iniciar uma mudança de residencia são essenciais.

    ResponderEliminar
  16. Ótimas dicas, principalmente para mim que vou entrar agora na universidade eheh ^-^
    Gostei muito do blog , estou a seguir, beijinhos :*
    http://cinderelawithfashion.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida!! Boa sorte com esta nova etapa! :)

      Beijinhos, xx

      Eliminar