Benefícios e usos do óleo de côco

terça-feira, junho 28, 2016


O óleo de côco é um alimento complementar à nossa alimentação. Essencialmente, é uma gordura boa, um óleo com imensas propriedades e benefícios e é super versátil. Tanto pode ser utilizado na cozinha, como na área da cosmética, por exemplo. Quando é submetido a temperaturas altas, não perde as suas propriedades nutricionais, o que o distingue de outros óleos como o azeite ou o óleo de canola. Encontram-no à venda em frasquinhos e está no estado sólido, mas, com o calor, torna-se líquido. Podem encontrá-lo em lojas como o Celeiro ou em qualquer supermercado biológico. Ao comprar, é importante ver bem o rótulo e procurar por óleo de côco virgem e prensado a frio, sendo que é o tipo de óleo menos processado e com mais propriedades.



Benefícios:
O óleo de côco traz imensos benefícios à nossa saúde. Para além de fortalecer o sistema imunológico, facilita a digestão e a absorção de nutrientes. Se for utilizado na pele, atua como uma capa protetora e ajuda a reter a humidade.
O óleo de côco tem propriedades semelhantes às do leite humano, nomeadamente no que diz respeito ao teor de gordura saturada e, por isso, é de fácil digestão e dá-nos energia rapidamente.



Usos:
O óleo de côco é bastante hidratante e, por isso, eu costumo usá-lo, 1 vez por semana, nas pontas do cabelo. Como o cabelo não absorve o óleo, é preciso lavá-lo depois de o usar. O que costumo fazer é pôr do meio do cabelo para baixo antes de me ir deitar e, no dia seguinte, lavar o cabelo normalmente. Pode também ser usado como hidratante corporal.
Eu sigo o Snapchat da nutricionista Catarina Lopes e uma dica que aprendi com ela foi utilizar o óleo de côco como branqueador para os dentes. É super simples de fazer. Antes de lavar os dentes, à noite, pegamos num bocado de óleo de côco, pomos na boca e bochechamos durante 30 minutos. Eu comecei a fazer isto há pouco tempo e ainda não consigo deixar o óleo na boca tanto tempo. É preciso habituarmo-nos primeiro ao sabor e é mesmo daquelas coisas que "primeiro estranha-se e depois entranha-se". Comecei por fazer durante 10 minutos e agora já consigo fazer quase 20. Portanto, é tudo uma questão de hábito!
Outro dos usos do óleo de côco é na cozinha. Como já disse, este óleo aguenta temperaturas mais elevadas sem que perca as suas propriedades, o que o torna num substituto perfeito e mais saudável do azeite. No entanto, há pessoas que não gostam muito do sabor do côco na comida. Eu confesso que, ao início, também não achava muita piada, mas, com o passar do tempo, habituei-me. E também não uso em todos os cozinhados que faço. Mas, por exemplo, num caril de legumes, complementa muito bem os sabores. Também fica muito bom misturado nas papas de aveia.
Este óleo é também um substituto do óleo ou da manteiga em doces, bolos, etc. Amanhã sai aqui uma receita no blog em que uso óleo de côco!


Estes são os principais benefícios e usos do óleo de côco. Não só é um complemento super saboroso, como é saudável e só nos faz bem :)


Costumam consumir óleo de côco? Em que é que o usam? Deixem tudo nos comentários :)

Beijinhos *

                                           Facebook Twitter Instagram | Bloglovin'

You Might Also Like

7 comentários

  1. Sinceramente desconhecia tudo isto acerca do óleo de côco mas realmente parece me bem.
    Segui o blog, beijinho.
    http://maffaldacunha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Tanto óleo de coco como óleo de amêndoas doces fazem parte dos meus produtos favoritos!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca usei óleo de amêndoas doces, por acaso!! :)

      Beijinhos, xx

      Eliminar
  3. Hello,

    Amazing ! :D

    Sarah, http://www.sarahmodeee.com/

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro óleo de coco! Uso para desmaquilhar, para máscaras de cabelo e, claro, para cozinhar eheh Fico à espera dessa receita!
    Kisses,
    Messy Hair, Don't Care

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca experimentei para desmaquilhar porque tenho a pele um bocado sensível e tenho medo de fazer alguma reação... Mas tenho de experimentar :)

      Beijinhos, xx

      Eliminar

Subscribe