Receita | Hummus

sexta-feira, março 18, 2016


Hoje, partilho com vocês a minha receita de hummus. O hummus é uma pasta de grão super versátil. Podem barrar numas fatias de pão e pôr tomate, alface, etc. por cima ou usar como molho para massas, por exemplo. Originalmente, o hummus é feito com tahini e especiarias como cominhos ou paprika. Na Europa, vê-se mais a versão de hummus feito com limão e coentros. Como o tahini é um bocado caro (e, sinceramente, não acho que faça muita diferença no sabor) e eu não gosto de coentros, faço uma versão super simples da receita, mas cheia de sabor à mesma.



INGREDIENTES:

- uma lata/frasco de grão de bico
- 2 dentes de alho
- 1 limão
- sal q.b.
- pimenta preta q.b.
- noz moscada q.b.
- caril q.b.
- azeite q.b.

MODO DE PREPARAÇÃO:

Primeiro, escorri o grão e passei por água (opcional). Depois, passei-o para uma taça e juntei o sumo de um limão. Rodar o limão antes de o cortar e extrair o sumo ajuda a que saia mais líquido.




Depois, piquei os dentes de alho. ATENÇÃO: Tirar os nervos dos alhos faz com que o hummus não fique com um sabor tão forte a alho.


De seguida, é só adicionar as especiarias que quiserem (eu usei caril e noz moscada), temperar com sal e pimenta e adicionar o azeite. Eu adiciono sempre o azeite a olho, mas penso que cerca de 40ml seja suficiente. A quantidade de azeite que adicionam também vai depender se gostam do hummus mais espesso ou mais líquido. É só processar tudo ou passar com a varinha mágica e está pronto!


Esta é uma receita super simples e versátil, perfeita para uma refeição rápida. O hummus, por causa do grão, é uma excelente fonte de fibra, proteína, vitamina C e B6 e ferro.


E vocês? Alguma vez provaram hummus? Comprado ou feito em casa? Deixem tudo nos comentários!

Beijinhos *

                                    Facebook Twitter Instagram | Bloglovin'

You Might Also Like

0 comentários